As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) estão abertas até o dia 4 de outubro. Estudantes do 8º e 9º ano das redes pública e particular do Tocantins podem participar, com as inscrições sendo realizadas pelos professores no site oficial da olimpíada: https://www.onee.org.br/.
A iniciativa tem como objetivo engajar estudantes de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar o consumo consciente de energia.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a ONEE conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e a participação de 11 distribuidoras da Energisa e outras concessionárias do país. Para 2024, espera-se a participação de cerca de 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas.
Como funciona
Na primeira fase da competição, os alunos enfrentam desafios em formato de games relacionados à eficiência energética. Na segunda fase, eles devem responder a questões objetivas sobre o tema, através do aplicativo ou site da ONEE.
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial na sede da ANEEL, em Brasília, em novembro. Além das medalhas, os primeiros colocados de cada estado receberão um notebook. Aqueles que conquistarem medalhas na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participar da primeira fase.
Comentários sobre a iniciativa
O diretor geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a importância da ONEE: “Estamos animados com a edição de 2024. Nosso objetivo é conscientizar as novas gerações sobre o consumo consciente de energia, fundamental para um futuro sustentável.”
O presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, mencionou o recorde de participação das distribuidoras de energia: “A Olimpíada de Eficiência Energética se consolidou como uma ação relevante, capitaneada pelas distribuidoras no Programa de Eficiência Energética, com grande potencial de conscientização dos jovens.”
Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, ressaltou o papel da ONEE nas práticas sustentáveis: “A Energisa investirá mais de R$ 69,5 milhões em projetos de eficiência energética em 2024. A olimpíada fortalece ainda mais essas práticas, envolvendo estudantes e professores como multiplicadores do conhecimento.