O início de novembro trouxe o impacto do período chuvoso para o Tocantins, com 63 mil descargas atmosféricas registradas nos primeiros cinco dias do mês. Nesta terça-feira, 5, até o meio da tarde, ocorreram 10.240 desses fenômenos em todo o estado. Segundo o Grupo Storm, parceiro da Energisa no monitoramento climático, há previsão de mais descargas nos próximos dias, acompanhadas de instabilidade e chuvas moderadas a fortes, especialmente nas regiões Centro e Sul do estado.
Guaraí foi um dos municípios mais atingidos nesta terça-feira, com chuvas intensas e ventos que arremessaram objetos na rede elétrica, provocando alagamentos em pontos específicos da cidade. Além das descargas elétricas, rajadas de vento atingiram até 50 km/h nas regiões Norte e Centro, aumentando os riscos de objetos serem lançados sobre a rede elétrica.
O coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco, reforça as orientações de segurança para prevenir acidentes com raios e ventos fortes. “É importante evitar áreas abertas, manter distância de árvores e estruturas metálicas e evitar o uso de aparelhos conectados à tomada durante tempestades. Nunca tente resolver problemas na rede elétrica, como remoção de galhos; nesses casos, a concessionária deve ser acionada”, explicou Franco.
Orientações de segurança durante tempestades:
- Desconecte aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
- Evite usar aparelhos conectados à tomada.
- Desconecte cabos de TV, telefone e antenas.
- Sempre que possível, aterramento da rede elétrica.
- Evite o uso de chuveiros elétricos.
- Fique longe de árvores e torres.
- Em caso de estar dentro de um carro, mantenha janelas fechadas até a tempestade passar.
- Não toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica.
Para comunicar ocorrências na rede elétrica, a Energisa oferece vários canais: pelo telefone 0800 721 3330, no aplicativo Energisa On (Google Play e App Store), na Agência Digital em energisa.com.br e pelo WhatsApp (Gisa), em gisa.energisa.com.br.