Aqui as notícias voam

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins se aproxima da emissão de créditos de carbono com potencial de gerar R$ 2,5 bilhões até 2030

O Trees Registration Document (TRD) foi assinado pelo Governador do Tocantins antes da submissão, formalizando o compromisso do estado com a metodologia de validação dos créditos de carbono.

O Tocantins deu um passo importante ao submeter seu sistema de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES, com apresentação oficial durante a COP 29, em Baku, Azerbaijão. Essa iniciativa, em parceria com a Mercuria Energy Group, visa à geração de mais de 50 milhões de créditos de carbono até 2030, com receita estimada em R$ 2,5 bilhões. Esses recursos serão direcionados para fortalecer políticas ambientais e combater o desmatamento.

A adesão ao padrão ART TREES reforça o compromisso do Tocantins com a transparência e com a sustentabilidade, abrangendo consultas públicas e capacitação de comunidades indígenas e tradicionais, garantindo que os benefícios do projeto alcancem esses grupos. “Colocamos o Tocantins na linha de frente de uma economia de baixo carbono”, destacou o Governador Wanderlei Barbosa, ressaltando a importância de transformar práticas ambientais em ganhos concretos para a sociedade.

Para o diretor da Mercuria no Brasil, Celso Fiori, o projeto marca um avanço técnico, e a empresa se orgulha de estar envolvida, aportando recursos e expertise para consolidar a política socioambiental do Tocantins. Após a certificação no padrão ART TREES, o estado espera atrair novos investidores internacionais, reforçando seu papel de liderança no mercado de carbono.

O secretário do Meio Ambiente, Marcello Lelis, reforça que a estruturação do sistema REDD+ cria um ciclo virtuoso de preservação e valorização ambiental. Nos últimos meses, o Tocantins registrou uma redução de 44,3% no desmatamento, refletindo o sucesso das políticas implementadas, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero.

O primeiro contrato de compra e venda de créditos de carbono do programa REDD+ no Brasil foi assinado pelo Tocantins em 2023 com a Mercuria, e a Tocantins Carbono, criada especificamente para a certificação dos créditos, gerencia o cumprimento das exigências ambientais, sociais e de governança, fortalecendo o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a preservação de biomas.

_______________________

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *