Aqui as notícias voam

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câncer de estômago está entre os principais diagnósticos no Tocantins, revela SES que alerta a população

Motoristas pararam para receber as orientações. Crédito foto: Gláucia Mendes/GovTO

Neste 08 de abril, data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer para alertar a população sobre a doença, considerada a segunda causa de morte no Brasil e atinge cerca de 704 mil pessoas por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para o Tocantins, o INCA prevê uma média anual (2023 a 2025) de 1.200 casos.

 

Os números dos principais diagnósticos previstos para o Estado até 2025 é 320 de câncer de mama feminina; 510 de próstata; 150 de cólon e reto; 150 de traqueia, brônquio e pulmão; 100 de estômago.

 

Atualmente  no Tocantins, 1500 pessoas recebem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades de Assistência de Alta complexidade em Oncologia, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), tratamento contra câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) e em empresa terceirizada, na Capital.

 

Os serviços são responsáveis por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.

 

Possíveis causas

Segundo o médico oncologista Lucas Guglielmi, “o consumo de tabaco, álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer. O envelhecimento é outro fator, pois a incidência do câncer aumenta drasticamente com a idade, devido a uma acumulação de riscos para cânceres específicos. Além dos cuidados que citei acima, em caso de diagnóstico a detecção precoce e o tratamento adequado aumentam consideravelmente a chance de cura”.

 

Blitz

A UNACON/HRA realizou na segunda-feira, 08, em frente à unidade, uma blitz educativa, com distribuição de panfletos contendo explicação sobre os diversos tipos da doença.

Durante a panfletagem a população recebeu o alerta sobre a importância da prevenção, reforçou a supervisora da UNACON, Liomarcia Saraiva. “Hoje, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a blitz foi no sentido de chamar a população para se olhar, prestar atenção no seu corpo, ver os sinais e sintomas. Realizar atividades como uma caminhada, os cuidados gerais para a prevenção”.

 

Prevenção

Entre os hábitos que podem colaborar na prevenção do câncer estão:

– Não fumar; Adotar uma alimentação saudável; Manter o peso corporal adequado; Praticar atividades físicas; Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; Evitar o consumo de carne processada e Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

 

Com informações da SES/TO

_______________________

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *